top of page

Entrega gratuita a partir de 90€, em Portugal Continental

Aromas Intencionais, 
os embaixadores do bem-estar

A nossa filosofia aromática consiste em aromas da Natureza, com um propósito: despertar emoções positivas.

Na sua essência, 
mensagens olfativas

Com base nos princípios da aromaterapia e nos estudos da aromacologia, selecionámos e aprimorámos os Aromas Intencionais de cada uma das nossas velas.

 

Mais do que uma combinação de ingredientes, cada Aroma Intencional é uma mensagem olfativa que nos ajuda a renovar o estado de espírito e a criar uma rotina de soulcare – aqueles momentos só nossos onde cuidamos do que sentimos.

DanielaSousaPhotography-04mar24-213.jpg
yellow and black flower buds_edited.jpg
DanielaSousaPhotography-04mar24-197.jpg

A sabedoria da aromaterapia

A aromaterapia é uma prática milenar holística que recorre a óleos essenciais e a elementos aromáticos naturais para promover o bem-estar físico e psicológico. 

 

A aromaterapia emocional explora o vínculo direto entre o olfato e os aromas, concentrando-se nos efeitos terapêuticos que estes exercem sobre o estado de espírito e na sua capacidade de influenciar o que sentimos.

Acredita-se que os egípcios já utilizavam óleos essenciais em rituais religiosos e terapêuticos, há cerca de 4000 anos.

No entanto, o termo “aromaterapia” foi pela primeira vez utilizado, e instituído, pelo químico francês René-Maurice Gattefossé, em 1928.

As evidências científicas

Os cientistas têm recorrido a eletroencefalogramas para avaliar como as moléculas aromáticas influenciam o humor. Uma revisão científica de múltiplos estudos concluiu que as fragrâncias (de origem natural e sintética) impactam as atividades de diferentes ondas cerebrais e influenciam, direta e indiretamente, o nosso estado psicológico.

Um estudo, em concreto, confirmou que o aroma de lavanda (alfazema) tem um efeito calmante, devido à presença de linalol, um composto aromático naturalmente presente nesta planta.

 

Outro estudo comparou o aroma de clementina com o de baunilha. O primeiro, enquanto representante dos aromas cítricos, revelou-se bastante estimulante, desencadeando sensações “felizes”. O segundo despertou sobretudo respostas de relaxamento.

DanielaSousaPhotography-04mar24-204.jpg
Oil Bubble Texture

A ciência
da aromacologia

A aromacologia é a ciência que estuda a relação entre os aromas e a psicologia humana. Surgiu na década de 1980 e baseia-se em evidências neurológicas, recorrendo a técnicas modernas de observação e análise para avaliar, de forma científica, os efeitos dos aromas na mente.

Ao contrário da aromaterapia, que utiliza exclusivamente óleos essenciais e outros compostos aromáticos naturais derivados de plantas, a aromacologia explora os benefícios emocionais das essências aromáticas, sejam elas naturais ou sintéticas.

DanielaSousaPhotography-04mar24-29.jpg

Os elementos aromáticos que utilizamos

Óleos essenciais
sublimes 

 Obtidos por destilação a vapor de diferentes partes da planta. Utilizamos também superconcentrados, óleos extraídos por destilação a vácuo, que resultam em aromas mais vibrantes e duradouros.

Absolutos luxuosos

Extraídos de pétalas e folhas, através de solventes, são os óleos mais fiéis aos aromas das flores no seu estado natural. São, por isso,

 mais intensos do que os óleos essenciais. Estão entre os elementos naturais mais raros e preciosos do mundo.

Extratos naturais
ricos

Constituídos por compostos aromáticos isolados quimicamente de plantas e frutos que, devido às suas caraterísticas, não podem ser convertidos em óleos essenciais ou absolutos.

Essências aromáticas
sofisticadas 

Formuladas por perfumistas, com notas olfativas botânicas. Combinam componentes naturais e moléculas sintéticas seguras. Permitem-nos estabilizar os óleos essenciais e os extratos, elevando a performance aromática das nossas velas.

Olfato e emoções têm uma ligação única

O olfato é o sentido primordial quando falamos de emoções. Nenhum outro se conecta tão profundamente com o nosso “cérebro emocional”.

 

Os aromas têm a capacidade de nos transportar, em segundos, para momentos da nossa vida. Isto ocorre porque, quando inalamos um aroma, as moléculas comunicam com os recetores do bulbo olfativo, uma área do cérebro que pertence ao sistema límbico. Esta é a região onde se processam as emoções e as memórias.

O sistema límbico, por sua vez, responde aos estímulos dos aromas através da libertação de neurotransmissores. Dependendo da nota olfativa e da sua composição química, diferentes respostas são produzidas, transmitindo sensações de relaxamento, alegria, conforto, entre outras.

DanielaSousaPhotography-04mar24-139_edited_edited.png
Image by Magnus Thompson

Abraçamos o melhor de
dois mundos

Os Aromas Intencionais das nossas velas combinam a sabedoria ancestral da aromaterapia com as evidências científicas da aromacologia. Ambas fundamentam o que há muito sentimos: os aromas são poderosos aliados do bem-estar emocional. 

bottom of page